TEMPO AGORA
20.3C
25.8C (16:45 Hrs)
9.6C (07:15 Hrs)

Criação do SAMAE

          O SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) é uma autarquia municipal cuja finalidade é conservação, recuperação e ampliação da rede de água e esgoto, bem como o tratamento da água que será destinada à população. Otair Becker, Prefeito de São Bento do Sul no ano de 1966, dedicou viagens à Capital do Estado para tratar do problema de abastecimento de água no Município, preparando também elementos para implantação da rede de esgotos, assunto que vinha tratando desde o inicio de sua direção na Prefeitura.

          O primeiro Município a cuidar do importante tratamento foi o de Joinville, com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), que também passaria a atuar em São Bento do Sul com presença do Engenheiro Werner Eugênio Zulauf na chefia do SIESSC (Serviço Integrado de Engenharia Sanitária de Santa Catarina), órgão da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, de atuação relevante em diversas áreas federativas, oferecendo colaboração mais entusiástica ao até então Prefeito de São Bento do Sul para a criação do SAMAE no Município. Seu projeto contribuiu relevantemente para a criação da Autarquia, promovendo também, através de seus estudos, projeto que previu melhor qualidade na água que abastecia a população do Município.

          Em 8 de Abril 1968 é aprovado o regulamento da Autarquia pelo decreto nº119, e no dia 8 de Setembro de 1970 é inaugurado em São Bento do Sul, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), às 16:00h, durante a direção de  Ornith Bollmann na Prefeitura, e sob a lei nº41/66 de 17 de Agosto de 1966, que marca o início do projeto.

          Nesse ano o SAMAE comemora 49 anos de projeto, em toda sua história fazendo o melhor trabalho possível para fornecer um serviço de qualidade ao município. Elemento essencial no saneamento municipal é um bom tratamento de água e esgoto, fato percebido pelo Prefeito Otair Becker, que somou esforços para entregar para o publico, ao término de sua gestão, esse imprescindível melhoramento atinente à saúde publica.

          A implementação desse serviço em São Bento do Sul deu novas dimensões ao progresso da cidade e à saúde publica. Hoje o SAMAE conta com 111 funcionários, trabalhando para melhor qualidade de vida no município, e desenvolvendo projetos integrados para preservação ambiental, saúde, e bem estar social.