TEMPO AGORA
18.1C
20.5C (12:30 Hrs)
10.9C (06:15 Hrs)

O Município

Os primeiros colonizadores de São Bento do Sul, provenientes da Prússia, Polônia, Saxônia, Bavária, e Tchecoslovaquia chegaram à região através da Companhia Colonizadora Hanseática, desembarcando no porto de São Francisco do Sul a bordo do vapor "SANSIBAR".

Com muita dificuldade subiram para o norte do Estado e se estabeleceram às margens do Rio São Bento.

Muitos imigrantes participaram da construção da estrada Dona Francisca, importante rodovia do século passado em operação até os dias de hoje.

Em 21 de maio de 1883 foi criado o Município de São Bento. Em 30 de dezembro de 1943, São Bento mudou de nome passando a ser Serra Alta. Finalmente, em 31 de dezembro de 1948 voltou a sua denominação inicial, porém com a extensão "Sul" para definir melhor sua posição geográfica.

Por ter sido colonizada por imigrantes do norte da Europa, a região de São Bento do Sul possui características e costumes muito peculiares.

Aspectos Físicos e Geográficos

O Município de São Bento do Sul está situado no planalto norte do Estado de Santa Catarina. Sua extensão territorial é de 404 km2.

O município apresenta os seguintes limites territoriais:
- Norte: Município de Campo Alegre e Estado do Paraná;
- Sul: Município de Corupá;
- Leste: Municípios de Corupá e Jaraguá do Sul;
- Oeste: Município de Rio Negrinho.

Coordenadas Geográficas:
- Longitude: 49 22m 48s W
- Latitude : 26 14m 49s S

Relevo:

É constituído pelo Patamar de Mafra no oeste, o Planalto de São Bento do Sul no norte, as Planícies Fluviais ao longo do Rio Negro e as Serras do Leste Catarinense. Essas unidades conferem uma superfície ondulada e montanhosa. A altitude do município fica por volta dos 800 metros.

Clima:

Úmido com temperatura média anual na faixa de 18o C, temperaturas de 35oC no verão e - 4oC no inverno, apresentando geadas frequentemente. A precipitação total anual é da ordem de 1500 mm.

População

A partir da década de 1970, com o incremento do parque industrial brasileiro, a demanda de mão-de-obra nas industrias motivou um tremendo êxodo rural, resultando numa rápida ascensão populacional urbana. Ocorreu, também, uma notável migração de pessoas do Paraná e da própria região vizinha.

Folclore

O Município mantém suas tradições culturais através de diversos grupos de dança folclórica e de conjuntos de música germânica. Destes destaca-se BANDA TREML, que realiza as retretasde verão nas quartas-feiras à noite, nos meses de janeiro e fevereiro.

Condições de Saneamento

Os serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitário do município de São Bento do Sul são executados pelo SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. A rede de distribuição de água possui 422 km e um sistema de reservação para 8.055 m3. A rede coletora de esgoto sanitários atende a uma população de até 17.000 habitantes, onde atualmente coleta de 10.000 habitantes com tratamento com eficiência de 98%.